Pais e Filhos Supermercados - logo

GUIA DE COMO PREPARAR UM FONDUE DE QUEIJO

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter

O fondue é um dos pratos mais tradicionais para dias frios e pode ser bem simples de preparar! Confira abaixo algumas dicas que preparamos para você fazer esta receita clássica e impressionar qualquer um!

Fondue de queijo:

Para a receita você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 200g de queijo emmenthal ralado;
  • 300g de queijo gruyère ralado;
  • 150mL de vinho branco;
  • 1 dente de alho;
  • Sal e pimenta do reino a gosto.

Lembrando que você encontra todos esse produtos em uma de nossas unidades!

Modo de preparo:

Corte o dente de alho ao meio e esfregue as metades no fundo da panela onde será preparada o fondue. Adicione à panela os queijos e o vinho branco. Ligue o fogo e vá mexendo o conteúdo até que os queijos formem uma massa bem homogênea. Tempere com sal e pimenta a gosto e depois transfira tudo para a panela de fondue, mantendo o fogo bem baixo – ou desligado – se julgar necessário.

Caso sinta que o conteúdo do fondue de queijo não está tão cremoso, quando ainda estiver no fogo, acrescente mais um pouco de vinho para diluir o volume.

Fondue de queijos com massa pronta

  • 1 massa pronta para fondue;
  • Azeite;
  • 1 dente de alho;
  • 150mL de vinho branco.

Modo de preparo:

Preparar o fondue com a massa pronta é ainda mais fácil. Use o alho para esfregar o fundo da panela que será usada para a cocção. Coloque um fio de azeite e adicione a massa e o vinho branco. Ligue o fogo e esquente o conteúdo, para depois transferi-lo para a panela de fondue.

Sirva seu fondue de queijo sempre com pães do tipo italiano, que são mais robustos e crocantes, batatas assadas, cenouras e outros vegetais que combinam bem com o queijo. Para quem quer ser criativo, até alguns pedaços de goiabada podem ser usados para mergulhar nesse tipo de receita.

Harmonização:

O fondue de queijo harmoniza muito bem com os dois tipos de vinhos: tintos ou brancos.

Os brancos, de maneira geral, combinam adequadamente com a receita de queijo, entretanto, nós recomendamos as versões mais secas dessa bebida, feitos a partir da chardonnay ou da Sauvignon blanc, para acompanhar seu fondue.

Para quem prefere harmonizar esse tipo de fondue com um vinho tinto, prefira os mais suaves, como os Pinot Noirs.